Apresentação: Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA tem como objetivos principais:
  • 1. Formar professores com alta qualificação para o magistério superior;
  • 2. Formar pesquisadores qualificados, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • 3. Habilitar profissionais capazes de atender às necessidades do mercado de trabalho;
  • 4. Promover a integração da pesquisa, ensino e extensão, atendendo às demandas da comunidade.

Para cumprir tais objetivos, o Programa conta com a participação de um conjunto de pesquisadores de formação diversificada, que atuam nos diversos ramos da ecologia e em áreas de interface. Tais pesquisadores, oriundos de diferentes Institutos da UFBA e de outras instituições, se associam ao programa como Professores Permanentes (com atuação sistemática em docência e orientação), Professores Colaboradores (com atuação sistemática em docência) ou Professores Visitantes (com atuação pontual em docência). Colaboram ainda com o Programa outros professores, pesquisadores e profissionais convidados a participar dos processos de avaliação interna do Programa.

As atividades de formação dos estudantes do Programa baseiam-se em propostas pedagógicas especificamente direcionadas para cada nível de formação (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado) e que vêm evoluindo com a experiência acumulada pelo Programa desde sua criação, em 2000. A ênfase das atividades didáticas do Mestrado Profissional recai sobre a formação ecológica voltada para a resolução de problemas ambientais. No Mestrado Acadêmico, a ênfase recai sobre a associação entre formação conceitual e formação metodológica voltadas para a pesquisa em ecologia e biomonitoramento. No Doutorado, a ênfase recai sobre a formação epistemológica, o aprofundamento da formação metodológica e das habilidades de comunicação científica. Adicionalmente, nos cursos acadêmicos, há formação específica voltada para o ensino superior. No Doutorado, particularmente, o exame de qualificação foi concebido para simular uma prova didática típica de concursos públicos para contratação de professores universitários da área de Ecologia.

Além das atividades de ensino, faz parte da formação dos pós-graduandos a produção de trabalhos de conclusão (monografias, dissertações ou teses, além de artigos científicos e textos de divulgação) associados às linhas de pesquisa do Programa, que são orientados pelos Professores Permanentes e avaliados por bancas de profissionais com reconhecida competência científica e/ou técnica.


Editar Anexar Versões Mais... Sair