Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

O Programa


Apresentação

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, ação conveniada entre a Faculdade de Educação da UFBA e a Secretaria Municipal de Educação de Irecê, pretende se constituir em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito.

Este programa visa a integrar, em rede, tecnológica ou não, diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível. Pretende, ainda se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas.

Objetivo

Histórico

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê é um programa que surgiu da demanda - por formação de professores existente no Município - formalmente encaminhada à FACED, em novembro de 2001.

Um estudo detalhado desse encaminhamento, por parte da FACED, mostrou ser essa uma demanda de concretização possível, uma vez que a base da ação requerida pelo município - um programa elaborado em parceria e de acordo com as singularidades locais - se coadunava com as concepções pedagógicas defendidas pela FACED. Assume-se assim, a responsabilidade ante as demandas sociais expressas nas políticas públicas atuais de formação de professores.

Desencadeou-se, então, o processo de elaboração do Programa em parceria entre os professores da UFBA e da Rede Municipal de Ensino de Irecê, tendo sido desenvolvidas, a partir de dezembro de 2001, visitareuniões de trabalho acadêmicas e burocráticas, tanto na FACED quanto no município, assim como uma coleta de dados sobre os diversos aspectos educacionais e de outros setores de influência na educação do município. Tais ações visaram uma interlocução, de caminho duplo, na qual os desejos, e necessidades do conjunto dos atores sociais envolvidos fossem compartilhados e viessem a embasar as condutas de elaboração do Programa.

As atividades iniciadas contemplaram a metodologia adotada para o curso, através da pré-inscrição on-line dos candidatos (ficha de inscrição anexa), ocorrida em abril de 2002, estando à disposição do Programa um banco de dados dos 200 inscritos, que informa sobre o perfil (tempo de serviço, idade, função, formação, lotação, dados pessoais) do professor futuro cursista.

Justificativa

Alavancada em novas dimensões da informação e do conhecimento, a dinâmica espaço-temporal contemporânea ¾ instável, descontínua, acelerada ¾ vem, impiedosamente, tornando anacrônicos os diversos loci formadores de profissionais em educação, notadamente, as instituições formais.

Em face dessa constatação, não é surpreendente que a discussão em torno da formação de professores venha ocorrendo nos mais diversos setores sociais, tanto em termos oficiais (políticos, administrativos e acadêmicos), quanto na sociedade civil.

Este Programa ¾ com uma singular concepção de mundo e de educação, constru"iacute;da a partir das reflexões em andamento na Faculdade de Educação da UFBA ¾ está inserido entre os que pretendem trilhar caminhos que apontem possíveis direções contemporâneas para cursos de formação de professores e, por conseqüência, no desenrolar de sua configuração defrontamo-nos com inúmeras contradições.

Se, por um lado, pactuamos com a idéia da necessidade de um esforço nacional para a efetiva qualificação de um maior número possível de professores, por outro, nos preocupamos com a ênfase excessiva na titulação, que poderá levar a um cenário no qual tenhamos professores titulados que permaneçam com seus fazeres praticamente inalterados. Ao mesmo tempo em que acreditamos na formação do professor em exercício, como forma de garantir o aproveitamento acadêmico de saberes construídos cotidianamente ao longo dos anos, não olvidamos que os padrões consolidados não se coadunam com esse tipo de formação, a não ser como forma de concessões que se concretizam em cursos de segunda categoria. Portanto, não bastam políticas públicas, por mais bem intencionadas que sejam, se não houver a inserção em padrões contemporâneos, ou seja, uma outra visão paradigmática, uma outra lógica. Mas também, não descuramos que um padrão contemporâneo, que abarque ¾ utilizando um termo de Michel Maffesoli ¾ o espírito do tempo, está repleto de temporariedades diversas. Portanto, não proporemos nada que já não exista mesmo que em potencial, como bem lembra Calvino(1990): "todas... já estão presentes neste instante, contidas uma dentro da outra, apertadas espremidas inseparáveis". (P.147).

Em uma universidade iluminista que busca a "democracia da igualdade" através da excelência, a formação em exercício é vista como uma heresia ou como uma concessão que envolve perda da "qualidade"; mas, também, ser uma universidade contemporânea que busca a "democracia na diferença" é aceitar como válido qualquer esforço de formação? São estas, contradições inerentes a qualquer processo humano:

Instados por essas contradições de nosso tempo é que elaboramos este Programa que pretendemos contemporâneo.

Entendemos que a ação docente deve contemplar, concomitantemente, aspectos individuais de auto-realização e plenitude e aspectos sociais, contribuindo assim, para realizar um movimento hoje conhecido como "cidadania planetária", no qual as questões éticas sejam recuperadas.

Em torno dessa ação, que envolve o ensinar e o aprender como eixo central, é que interagem elementos diversificados, tais como: valores, objetivos, informações, procedimentos, normas, espaços e tempos e sobretudo, indivíduos e grupos sociais. O tradicional papel do professor ¾ guardião e transmissor de conhecimentos ¾ vem se aliando a uma prática de um professor que se constitua num negociador permanente das diferenças. (Pretto, 2001) O grande avanço tecnológico que possibilitou e foi possibilitado pelas mudanças nas mais diversas áreas da atuação humana afeta toda a prática social, facultando a construção de novos "mapas culturais", novos valores e referências, configurando múltiplos padrões de sociabilidade e de subjetividades, trazendo a exigência do desenvolvimento de novas competências por parte do cidadão-trabalhador, tendo em vista a emergência constante de novos conhecimentos.

O profissional da área de educação tem sobre si a exigência da construção e socialização de conhecimentos, habilidades e competências que permitam sua inserção no cenário complexo do mundo contemporâneo com a tarefa de participar, como docente, pesquisador e gestor do processo de formação de crianças, jovens e adultos.

Essas múltiplas demandas transferem para o processo de formação de profissionais em educação, a exigência de ser ele próprio, constituído como uma ação inter-relacional, que contemple a diversidade de perspectivas de apreensão do real, a polifonia dos discursos veiculados e a apropriação das tecnologias que estão a serviço do conhecimento contemporâneo.

Este Programa se propõe a ampliar o olhar para os aspectos que envolvem o processo educacional, entendendo que a educação não acontece única e exclusivamente dentro do espaço escolar. Assim, entendemos que seja necessário ampliar a reflexão em torno dos denominados Espaços de Aprendizagem, considerando todo o município de Irecê e os seus cidadãos e cidadãs como partícipes desse processo.

Projetos

P1- Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê/Bahia

Visa promover a titulação em nível superior dos professores em serviço na rede municipal de Irecê/Bahia, conferindo aos aprovados o título de Licenciado em Ensino Fundamental.

P2 - Projeto Bibliotecas Virtuais

Pretende estruturar uma rede de bibliotecas virtuais para o Município, integrando as escolas das zonas rural e urbana em um processo de formação e pesquisa informatizada. Esta rede dará suporte a todo e qualquer processo de formação, seja no âmbito da formação regular ou continuada, de professores no município.

P3 - Projeto Ciberparques

Visa à instalação de espaços públicos de acesso à rede mundial de computadores, uma iniciativa associada ao Projeto Conexões/BNDES.Um espaço que oferecerá atividades diversas à comunidade incluindo a preocupação com a atualização constante dos professores.

P4 - Projeto Centro de Cultura e Comunicação

Visa à implantação de um Centro de Referência de Educação e Cultura no Município de Irecê, que congregue em seu espaço atividades de cultura, lazer, informação e comunicação para a formação dos professores da rede de ensino municipal, servindo, inclusive, de pólo irradiador para os municípios circunvizinhos, envolvendo não só os professores do Município, mas toda a sociedade da micro-região.

P5- Projeto de Formação em Gestão Escolar

Objetiva promover a formação dos membros das equipes escolares do Município de Irecê, em gestão, finanças e administração escolar, potencializando, assim, sua intervenção na qualidade do emprego das verbas educacionais em situações concretas.

P6- Projeto de Reestruturação das Edificações

Pretende envolver toda a comunidade escolar do Município em uma reflexão sobre os espaços físicos escolares visando à reestruturação destes.

P7. Projeto de atualização de Professores

Objetiva a realização de encontros, oficinas, mini-cursos que possibilitem aos professores uma reflexão contínua sobre sua prática pedagógica e acesso às discussões pedagógicas contemporâneas.

O Programa prevê a implantação gradativa e interdependente dos diversos projetos atendendo à disponibilidade de recursos e à priorização das ações pelo município parceiro. Segue-se descrição do Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê ¾ P1 ¾, demanda original no processo de formação das equipes técnicas a serviço no Município.

Graduação

Os Ciclos

O projeto será dividido em CICLOS com a duração de um semestre letivo. A opção por essa divisão temporal (semestre letivo) ficou estabelecida por acreditar-se que mediante a utilização de elementos já presentes no cotidiano dos professores-cursistas, aumentam-se as possibilidades de uma real inter-relação da práxis pedagógica de cada um deles, com as atividades do curso. Os ciclos não são pré-estabelecidos, sendo cada ciclo organizado em função do anterior. Todas as realizações pedagógicas efetuadas pelo professor-cursista, sejam elas da lista de atividades oferecidas pela coordenação ou externa ao curso, serão denominadas Atividades curriculares.

As atividades Curriculares

A cada ciclo será oferecido um rol diversificado de atividades curriculares. Essa expressão, atividades curriculares, como definido no projeto e com respaldo no § 5° do Art. 8° da Resolução 02/2000 do CONSEPE-UFBA, abrange os componentes curriculares veiculadores dos conteúdos/formas que foram definidos como necessários à formação dos professores-cursistas.

Essas chamadas atividades curriculares, em geral, serão vinculadas a um ou mais eixos temáticos, sendo que algumas delas extrapolarão as próprias fronteiras do projeto, estabelecendo assim outros nós, laços entre outras atividades e outros atores não envolvidos diretamente no processo.

Esse movimento articulador ¾ atividades curriculares e eixos temáticos ¾ visa potencializar a concretização dos conteúdos/formas, ao tempo em que cada um destes conteúdos/formas das atividades curriculares sejam (re)significados contextualizadamente, a partir dos eixos temáticos.

Este movimento visa também, produzir no município, uma ambiência pedagógica qua seja um emaranhado tecno-cultural-lúdico-epistemológico que ressoando nas práticas pedagógicas de cada professor-cursista capture os mais diversos espaços educacionais do município como parte da ambiência.

Um grupo composto por um representande dos professores, professores orientadores e professores-cursitas - o comitê da regulamentação das atividades curriculares - elencará as atividades de cada ciclo, a partir de estudos dos comitês dos eixos temáticos e de avaliação, de sugestões, de estudos.

As atividades curriculares poderão ser:

Estão divididas em 3 (três) grandes grupos:

As atividades em Exercício

As atividades de registro de produção

e profissional do professor-cursista sua situação atual e suas perspectivas futuras em relação ao Projeto de Formação.


Versão Completa do Projeto em PDF

Página Inicial

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%