Cuidados com alimentação evitam problemas na páscoa
Com a chegada da semana santa, aumenta o consumo de peixes e chocolates na dieta dos brasileiros, no entanto, os cuidados na escolha destes alimentos devem ser dobrados nesta época devido à grande oferta no mercado consumidor. A escolha correta destes alimentos é o ponto de partida para se evitar problemas decorrentes de contaminação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza em seu site, um material informativo que orienta o consumidor a adotar alguns cuidados que vão desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos.
Saiba mais
Ovos de chocolate, Passe pela Páscoa sem levar com você quilinhos extras
De modo geral, os Ovos de Páscoa e os outros tipos de chocolate expostos à venda são preparados com muito açúcar e gorduras, substâncias que em excesso podem prejudicar a saúde. Uma dica importante na hora de comprar chocolates é verificar a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional constantes nos rótulos. Os ingredientes utilizados na fabricação dos chocolates são declarados, na lista de ingredientes, em ordem decrescente de quantidade. Assim, deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar. Assim, a regra para o consumo de chocolates tanto na Páscoa quanto no restante do ano é MODERAÇÃO!
ANVISA aumenta controle sobre anorexígeno sibutramina
Os medicamentos que contêm a substância anorexígena sibutramina terão um controle maior de prescrição e venda a partir de 30 de março. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma resolução (RDC 13/2010) que remaneja a substância da lista C1 para a Lista B2 dos medicamentos sujeitos à controle especial (Portaria 344/98). Com a mudança, a sibutramina passar a ser classificada como psicotrópico anorexígeno e a tarja do medicamento muda de vermelha para preta. Segundo a ANVISA, a população brasileira consumiu, no ano de 2009, quase duas toneladas do anorexígeno (inibidor de apetite) Sibutramina. Isso equivale a dizer que a cada mil habitantes brasileiros foram consumidas quase 3 doses do medicamento por dia. Saiba mais.
Ministério da Cultura lança premiação sobre a cultura alimentar
Durante a programação da II Conferência Nacional de Cultura, o Ministério da Cultura (MINC) anunciou investimentos de R$ 45,8 milhões para premiação e apoio financeiro a projetos culturais.
O Prêmio Cultura e Saúde (Edital nº 2) vai selecionar iniciativas que valorizem a cultura alimentar local e a educação popular em Saúde voltados para povos e comunidades tradicionais, às gestantes e à primeira infância, à terceira idade, à população carcerária, iniciativas que tratem de gênero e raça, entre outros dentro dos editais.
O Prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e estimular iniciativas culturais que promovam ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, educação popular para o cuidado, de forma a reconhecer a saúde e a cultura como direitos que permitem qualidade de vida.
Mais informações
Email:
cidadania@cultura.gov.br