Difference: PoliticasPublicasprojeto (3 vs. 4)

Revision 404 Apr 2007 - DarleneSoares

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="PoliticasPublicas"

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Line: 19 to 19
 Justificativa

Na sociedade contemporânea novos conceitos, valores, saberes e relações se estabelecem e começam a emergir a partir da presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Essas transformações estão gestando uma nova razão que, em princípio, é incompatível com o atual sistema educacional que permanece fechado, linear, e que vem sendo questionado interna e externamente à escola. Aliado a isso, a chamada globalização tem introduzido significativos desafios para a educação e para todo o sistema educacional em função das possibilidades de articulação que são oferecidas pelos meios tecnológicos de informação e comunicação.

Changed:
<
<
Para atender a todas essas demandas, principalmente aquelas advindas da considerada por muitos como a inexorável globalização econômica, o Brasil, nos últimos anos, vem seguindo a política do Banco Mundial para o setor educacional para os países da América Latina. De acordo com Fonseca (1999), essa é uma política seletiva, ou seja, para as populações carentes, programas de baixo custo, em nível de ensino fundamental, e para uma minoria, localizada em centros urbanos, ensino médio e superior. Para atingir essa seletividade, as estratégias propostas pelo Banco são a avaliação externa, a descentralização administrativa, a diminuição de custos, a cobrança de taxas para os níveis mais altos de ensino, a flexibilização do ensino formal, oferecendo mais treinamento aos professores e menos formação stricto sensu, privilegiando a formação ligeira e barata, como a capacitação em serviço, a distancia e em cursos mais rápidos. Isso tudo baseado nas pesquisas internas do Banco que mostram que “o desempenho dos alunos não depende mais da formação do professor e sim do que chamam de ‘pacotes instrumentais’, ou seja, do livro didático, do material pedagógico, etc...” (p. 73).
>
>
Para atender a todas essas demandas, principalmente aquelas advindas da considerada por muitos como a inexorável globalização econômica, o Brasil, nos últimos anos, vem seguindo a política do Banco Mundial para o setor educacional para os países da América Latina. De acordo com Fonseca (1999), essa é uma política seletiva, ou seja, para as populações carentes, programas de baixo custo, em nível de ensino fundamental, e para uma minoria, localizada em centros urbanos, ensino médio e superior. Para atingir essa seletividade, as estratégias propostas pelo Banco são a avaliação externa, a descentralização administrativa, a diminuição de custos, a cobrança de taxas para os níveis mais altos de ensino, a flexibilização do ensino formal, oferecendo mais treinamento aos professores e menos formação stricto sensu, privilegiando a formação ligeira e barata, como a capacitação em serviço, a distancia e em cursos mais rápidos. Isso tudo baseado nas pesquisas internas do Banco que mostram que o desempenho dos alunos não depende mais da formação do professor e sim do que chamam de pacotes instrumentais, ou seja, do livro didático, do material pedagógico, etc... (p. 73).
 Paralelo a isso, os Programas Sociedade da Informação desenvolvidos por um grande número de países estão penetrando todas as sociedades, incorporando outros programas para uso de tecnologias que já vinham sendo implementados ao longo dos últimos anos, o que vem provocando transformações em todas as esferas sociais.

Não é possível, portanto, desvincular a educação dessa realidade. Para poder pensar a possibilidade de outras escolas, com um plural pleno, que incorporem essa nova razão que vem sendo gestada na sociedade contemporânea, torna-se necessário conhecer, por um lado, as diretrizes gerais das políticas que interferem diretamente no setor educacional brasileiro, por outro, as transformações que as ações desencadeadas por essas políticas podem provocar nos contextos escolares e nas práticas pedagógicas e em que medida essas transformações apontam para a incorporação dessa nova razão.

Line: 32 to 32
  * Analisar a documentação relativa ao Programa Sociedade da Informação no Brasil, identificando as suas diretrizes gerais e ações desencadeadas, com especial ênfase naquelas direcionadas ao acesso e inclusão da população no contexto da Sociedade da Informação, bem como perceber as condições de participação efetiva da sociedade nas ações desencadeadas pelo Programa. Dentre essas ações, dar-se-á uma ênfase especial àquelas ligadas à área de educação, a fim de compreender a relação dessa área com as demais áreas de abrangência do Programa.
Changed:
<
<
* Analisar os documentos dos Programas: TV Escola, Proinfo, Proformação, Paped, Rádio Escola ¾ da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação ¾, Programa Telecomunidade ¾ ação conjunta dos Ministérios da Educação e das Comunicações ¾ a fim de compreender a abrangência, a proposta de capacitação dos professores, de oferecimento de infra-estrutura e a proposta pedagógica que os norteia, bem como a relação existente entre eles.
>
>
* Analisar os documentos dos Programas: TV Escola, Proinfo, Proformação, Paped, Rádio Escola da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, Programa Telecomunidade ação conjunta dos Ministérios da Educação e das Comunicações a fim de compreender a abrangência, a proposta de capacitação dos professores, de oferecimento de infra-estrutura e a proposta pedagógica que os norteia, bem como a relação existente entre eles.
 
Changed:
<
<
* Analisar os documentos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), importante – e, lamentavelmente até agora, apenas potencial - fonte de recursos para a operacionalização dos Programas de Informatização do sistema público de educação.
>
>
* Analisar os documentos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), importante e, lamentavelmente até agora, apenas potencial - fonte de recursos para a operacionalização dos Programas de Informatização do sistema público de educação.
 Analisar a documentação e o processo de discussão e implantação da televisão digital no Brasil, com especial atenção para o seu potencial uso em educação.

* Conhecer e analisar as formas de operacionalização desses Programas, com o objetivo de verificar a relação com suas diretrizes, as facilidades e dificuldades encontradas nos diferentes contextos em que se inserem e verificar em que medida apontam para a transformação do modelo educacional vigente no país.

Line: 52 to 52
  Para o levantamento da documentação relativa às políticas públicas na área, estaremos utilizando basicamente a Internet para a captura dos dados, visto que a legislação brasileira esta toda disponível nos sites do governo.
Changed:
<
<
Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se mais significativo buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente. Para ter acesso a essas pesquisas estaremos utilizando os dados dos Programas de Pós-Graduação no país que estejam desenvolvendo pesquisas nessa área, os dados relativos ao PAPED – programa do MEC que apóia a finalização de dissertações e teses na área -, os dados dos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom, além dos trabalhos apresentados na COMPOS. Evidentemente, estaremos trabalhando intensamente sobre os registros da Biblioteca Virtual de Educação a Distância.
>
>
Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se mais significativo buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente. Para ter acesso a essas pesquisas estaremos utilizando os dados dos Programas de Pós-Graduação no país que estejam desenvolvendo pesquisas nessa área, os dados relativos ao PAPED programa do MEC que apóia a finalização de dissertações e teses na área -, os dados dos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom, além dos trabalhos apresentados na COMPOS. Evidentemente, estaremos trabalhando intensamente sobre os registros da Biblioteca Virtual de Educação a Distância.
  Inúmeros programas de pós graduação abriram espaços para essa temática, merecendo um destaque inicial os programas das seguintes Universidades: UFRGS, UFSC, USP, PUC/SP, UNICAMP, UFMT, UnB? , UFBA, UFCE, UFPE e UFRN. A identificação e coleta das pesquisas e do material desenvolvidos nos programas de pós-graduação ocorrerá através da própria Internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos), e também através do intercâmbio entre bibliotecas. Serão realizadas visitas aos programas de pós-graduação, participação em encontros, seminários e congressos na área, durante o período de coleta de dados.
Changed:
<
<
O levantamento – para a posterior coleta de dados – dos projetos de formação de professores em serviço será realizado a partir dos dados disponíveis no MEC e nos Conselhos Estaduais de Educação, já que somente serão analisados programas que estejam regularizados, de acordo com a legislação em vigor.
>
>
O levantamento para a posterior coleta de dados dos projetos de formação de professores em serviço será realizado a partir dos dados disponíveis no MEC e nos Conselhos Estaduais de Educação, já que somente serão analisados programas que estejam regularizados, de acordo com a legislação em vigor.
  A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como os Programas estão sendo operacionalizados, da coerência entre as ações que efetivamente estão sendo desencadeadas nas escolas brasileiras e das diretrizes gerais contidas nos diversos documentos, projetos e programas analisados.
Changed:
<
<
Esse trabalho representa também um esforço fundamental no sentido de enriquecer o acervo da Biblioteca Virtual de Educação a Distância – Prossiga/UFBA e de um Banco de Dados de Referências Bibliográficas do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, a partir do cadastramento de todos os documentos e pesquisas identificados, de modo a servirem de subsídios para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo grupo e também pelos demais grupos de pesquisa de língua portuguesa, no Brasil e fora dele.
>
>
Esse trabalho representa também um esforço fundamental no sentido de enriquecer o acervo da Biblioteca Virtual de Educação a Distância Prossiga/UFBA e de um Banco de Dados de Referências Bibliográficas do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, a partir do cadastramento de todos os documentos e pesquisas identificados, de modo a servirem de subsídios para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo grupo e também pelos demais grupos de pesquisa de língua portuguesa, no Brasil e fora dele.
  Resultados e Impactos Esperados
Line: 105 to 105
  O Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC) tem origem em 1994, sob a coordenação de Nelson De Luca Pretto. A iniciativa acompanhou a articulação nacional em torno dessa nova área, com participação e liderança na criação do GT Educação e Comunicação da ANPEd, e com a participação na coordenação da implantação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) na Bahia, o que foi fundamentado teoricamente pelo conjunto de pesquisas e atividades do Grupo de Pesquisa.
Changed:
<
<
Desde seu início, o grupo estuda a presença das tecnologias na educação com o objetivo de investigar e aprofundar o significado pedagógico destes recursos, propondo alternativas de incorporação dos mesmos aos processos educativos. Temos atuado de forma a produzir/socializar conhecimentos, centrado na utilização de redes de comunicação e informação como meio estratégico para a inserção no mundo contemporâneo, tanto no âmbito do ensino e da pesquisa, quanto no da extensão. A difusão e aprofundamento do referencial teórico têm como base as idéias defendidas na tese de doutorado do coordenador, depois publicada pela Papirus (Uma escola sem/com futuro – educação e multimídia) e vem sendo desenvolvido nas produções acadêmicas do grupo, as quais vêm se destacando no contexto nacional e internacional, com a publicação e circulação das dissertações de mestrado, teses de doutorado e diversos artigos científicos.
>
>
Desde seu início, o grupo estuda a presença das tecnologias na educação com o objetivo de investigar e aprofundar o significado pedagógico destes recursos, propondo alternativas de incorporação dos mesmos aos processos educativos. Temos atuado de forma a produzir/socializar conhecimentos, centrado na utilização de redes de comunicação e informação como meio estratégico para a inserção no mundo contemporâneo, tanto no âmbito do ensino e da pesquisa, quanto no da extensão. A difusão e aprofundamento do referencial teórico têm como base as idéias defendidas na tese de doutorado do coordenador, depois publicada pela Papirus (Uma escola sem/com futuro educação e multimídia) e vem sendo desenvolvido nas produções acadêmicas do grupo, as quais vêm se destacando no contexto nacional e internacional, com a publicação e circulação das dissertações de mestrado, teses de doutorado e diversos artigos científicos.
  As formas de integração/intervenção do GEC com a FACED são o oferecimento de disciplinas nos cursos de graduação e pós-graducação, o ÉduCANAL? : a imagem da educação, um canal interno de produção e veiculação de programas televisivos que tem propiciado a alunos e professores da FACED acompanhar a programação educativa e cultural da TV Escola, Futura, Cultura, TVE, além de estar se constituindo no espaço da produção do Canal Universitário/TV UFBA. Vinculado a ele, estamos desenvolvendo a pesquisa TV e Vídeo: o que é o educativo?, em seu segundo ano e envolvendo bolsistas de Iniciação Científica, sob a orientação de Nelson Pretto. Articula-se também a intensificação do uso do Rádio na Educação, com o estudo da legislação sobre rádios comunitárias e educativas e com a montagem e colocação no ar, ainda nesse primeiro semestre, de uma rádio de baixa potencia, a Rádio FACED FM.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback