Difference: CartaProfs (11 vs. 12)

Revision 1213 Oct 2005 - MariaHelenaBonilla

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="ProximosSWL"
Aconteceu, de 16 a 19 de agosto, na Faculdade de Educação da UFBA, a I Semana Software Livre da Faced/Ufba, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, GEC.
Changed:
<
<
O evento, que aconteceu durante a Semana Calourosa da Faced, teve várias ações (mesa-redonda, palestras, workshop, oficinas, mostra de vídeos, transmissão interativa pela Rádio Faced[1]), que integravam o lançamento oficial do projeto Sou Livre Também!. Este é um projeto do GEC[2] e prevê várias ações a serem realizadas ao longo do ano, que buscam criar espaços para debate, experimentação, utilização, produção de conhecimento e criação de cultura em torno da articulação das temáticas Software Livre, Inclusão Digital e Formação de Professores.
>
>
O evento, que aconteceu durante a Semana Calourosa da Faced, teve várias ações (mesa-redonda, palestras, workshop, oficinas, mostra de vídeos, transmissão interativa pela Rádio Faced[1]), que integravam o lançamento oficial do projeto Sou Livre Também!. Este é um projeto do GEC[2] e prevê outras ações a serem realizadas ao longo do ano, que buscam criar espaços para debate, experimentação, utilização, produção de conhecimento e criação de cultura em torno da articulação das temáticas Software Livre, Inclusão Digital e Formação de Professores.
 O Sou Livre Também! surge de demandas sociais e institucionais: a Faculdade de Educação, assim como outras unidades da UFBA, estão migrando para Software Livre, chamando a atenção para a responsabilidade social da universidade e para a importância estratégica do Software Livre no desenvolvimento tecnológico do pais, e para os processos de inclusão digital dos brasileiros, uma vez que possibilita o desenvolimento de aplicações para atender as necessidades específicas de cada contexto, como é o caso dos Tabuleiros Digitais[3].
Sofware Livre(SWL) não significa "Software Gratuito", e sim liberdade de uso e desenvolvimento:
- liberdade de executar para qualquer fim
- liberdade de distribuir a qualquer pessoa
- liberdade de acessar e modificar o código fonte, desenvolvendo novas alternativas
- liberdade de repassar suas alterações para a comunidade.
Changed:
<
<
Os Softwares Livres sugem, portanto, como uma outra lógica de desenvolvimento, diferente dos softwares de código fechado e propietários (Windows por exemplo), que não permitem acesso, modificação e distribuição.
>
>
Os Softwares Livres surgem, portanto, como uma outra lógica de desenvolvimento, diferente dos softwares de código fechado e propietários (Windows por exemplo), que não permitem acesso, modificação e distribuição.
  "Trata-se de um movimento baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores." (Silveira, on-line1)
Changed:
<
<
Também em busca de soluções mais viáveis e ciente de sua responsabilidade social, a Faced vem migrando seus computadores para Software Livre. Atualmente temos os Tabuleiros Digitais (todos em SWL), laboratórios de informática (Lab I: multiboot com Windows, Mandrake e Debian; Lab III: será implantada a solução LTSP - Linux Terminal Server Project, que permitirá o uso otimizado de máquinas antigas), auditórios e alguns grupos de pesquisa envolvidos no processo de migração. Porém, como este é um processo que deve ser construído colaborativamente por toda a comunidade, é imprescindível o envolvimento de alunos, funcionários e, principalmente, dos professores. Assim, estamos disponibilizando a todos os pofessores da Faced um CD butável do Kurumin[4], além de material informativo, que pode ser utilizado em suas máquinas pessoais, sem qualquer risco para a instalação que está rodando via HD. As instruções de uso do CD estão na embalagem do mesmo.
>
>
Em busca de soluções mais viáveis e ciente de sua responsabilidade social, a Faced atualmente usa Software Livre nos Tabuleiros Digitais, nos laboratórios de informática (Lab I: multiboot com Windows, Mandrake e Debian; Lab III: será implantada a solução LTSP - Linux Terminal Server Project, que permitirá o uso otimizado de máquinas antigas), em alguns grupos de pesquisa. Os computadores dos auditórios estão configurados com aplicativos em software livre rodando no sistema operacional proprietário - Windows.
 
Changed:
<
<
Convidamos todos os professores desta unidade para conhecer as potencialidades dos softwares livres, experimentar o seu uso e debater conosco sobre sua viabilidade,
>
>
Como toda a comunidade tem acesso e usa esses espaços, é imprescindível a disponibilização de informações e o envolvimento de alunos, funcionários e, principalmente, dos professores no debate sobre a temática. Assim, estamos disponibilizando a todos os pofessores da Faced um CD butável do Kurumin[4], que pode ser utilizado em suas máquinas pessoais, sem qualquer risco para a instalação que está rodando via HD. As instruções de uso do CD estão na embalagem do mesmo.
 
Changed:
<
<
Também gostaríamos que você colaborasse indicando suas demandas: quais são os programas de informática que você utiliza em sua prática docente, o que você acha importante que seja discutido. Responda o questionário em anexo e entregue na secretaria de seu departamento. Queremos saber quais são suas dúvidas, quais são suas necessidades, para que possamos desenvolver ações (cursos, oficinas, palestras) que venham atender a sua demanda.
>
>
Convidamos todos os professores desta unidade para conhecer as potencialidades dos softwares livres, experimentar o seu uso e debater conosco sobre sua viabilidade. Oportunamente estaremos socializando outros materiais informativos. Também estaremos realizando a II Semana de Software Livre da Faced, de 01 a 06 de dezembro de 2005, evento para o qual convidamos a toda a comunidade para o debate.

Ainda gostaríamos que você colaborasse indicando suas demandas: quais são os programas de informática que você utiliza em sua prática docente, o que você acha importante que seja discutido. Responda o questionário em anexo e entregue na secretaria de seu departamento. Queremos saber quais são suas dúvidas, quais são suas necessidades, para que possamos desenvolver ações (cursos, oficinas, palestras) que venham atender a sua demanda.

  Reafirmar a resonsabilidade social
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback