Difference: Obra664 ( vs. 1)

Revision 114 May 2012 - MilenaMarinho

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Vilma A da et al. Brazilian study on substance misuse in adolescents: associated factors and adherence to treatment. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 133-138. ISSN 1516-4446. 2003 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Inglês

Resumo

OBJETIVOS: Investigar fatores relacionados ao desenvolvimento e ambiente associados ao abuso de substâncias por adolescentes atendidos em hospital universitário brasileiro. Comparar esses fatores com a literatura científica disponível e sugerir intervenções preventivas para uma política nacional no Brasil. MÉTODOS: Foram avaliados 86 adolescentes na admissão ao serviço através de uma entrevista semiestruturada, aplicada ao guardião do adolescente e incluindo dados sociodemográficos, relacionamento familiar, história da gravidez e perinatal, desenvolvimento psicomotor, educacional, relacionamento social, história de doenças anteriores e familiares, incluindo abuso de drogas. RESULTADOS: A amostra foi predominantemente masculina (90%). Os adolescentes encaminhados pela justiça criminal eram mais velhos do que os encaminhados por outras fontes (16,4 x 15,4 anos,p=0,00). Tiveram repetência escolar 44% dos adolescentes, duas vezes mais do que o relatado nas estatísticas brasileiras para a população geral. Tinha envolvimento com a justiça 40% da amostra, principalmente por tráfico de drogas. Cannabis foi a droga mais prevalente entre os relatos. Viver com ambos os pais foi fator protetor, atrasando a iniciação às drogas em um ano. Violência doméstica foi mais comum entre pais que faziam uso de drogas ilicitas (38,1% x 12,5%, p<0,05). Alcoolismo e dependência química por pais e familiares foram cerca de quatro vezes mais altos do que o relatado por outras amostras brasileiras. Não se encontrou correlação entre os fatores investigados e adesão ao tratamento. CONCLUSÃO: Os dados desse estudo indicam que os programas devem incluir o tratamento dos adultos e educação dos pais e futuros pais. O abandono do tratamento no primeiro mês parece ter causas externas ao adolescente.

Palavras Chave Abuso de substâncias. Adolescentes. Adesão. Tratamento.
Link Artigo
Referência para Citação SILVA, Vilma A da et al. Brazilian study on substance misuse in adolescents: associated factors and adherence to treatment. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 133-138. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Estudo brasileiro sobre abuso de substâncias por adolescentes: fatores associados e adesão ao tratamento.
FORM FIELD Autor Autor SILVA, Vilma A da et al. Brazilian study on substance misuse in adolescents: associated factors and adherence to treatment. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 133-138. ISSN 1516-4446.
FORM FIELD Ano Ano 2003
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Artigo em Magazine
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Revista Brasileira de Psiquiatria
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio?
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Rio de Janeiro
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Rio de Janeiro
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 6
FORM FIELD Idioma Idioma Inglês
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Abuso de substâncias. Adolescentes. Adesão. Tratamento.
FORM FIELD Resumo Resumo OBJETIVOS: Investigar fatores relacionados ao desenvolvimento e ambiente associados ao abuso de substâncias por adolescentes atendidos em hospital universitário brasileiro. Comparar esses fatores com a literatura científica disponível e sugerir intervenções preventivas para uma política nacional no Brasil. MÉTODOS: Foram avaliados 86 adolescentes na admissão ao serviço através de uma entrevista semiestruturada, aplicada ao guardião do adolescente e incluindo dados sociodemográficos, relacionamento familiar, história da gravidez e perinatal, desenvolvimento psicomotor, educacional, relacionamento social, história de doenças anteriores e familiares, incluindo abuso de drogas. RESULTADOS: A amostra foi predominantemente masculina (90%). Os adolescentes encaminhados pela justiça criminal eram mais velhos do que os encaminhados por outras fontes (16,4 x 15,4 anos,p=0,00). Tiveram repetência escolar 44% dos adolescentes, duas vezes mais do que o relatado nas estatísticas brasileiras para a população geral. Tinha envolvimento com a justiça 40% da amostra, principalmente por tráfico de drogas. Cannabis foi a droga mais prevalente entre os relatos. Viver com ambos os pais foi fator protetor, atrasando a iniciação às drogas em um ano. Violência doméstica foi mais comum entre pais que faziam uso de drogas ilicitas (38,1% x 12,5%, p<0,05). Alcoolismo e dependência química por pais e familiares foram cerca de quatro vezes mais altos do que o relatado por outras amostras brasileiras. Não se encontrou correlação entre os fatores investigados e adesão ao tratamento. CONCLUSÃO: Os dados desse estudo indicam que os programas devem incluir o tratamento dos adultos e educação dos pais e futuros pais. O abandono do tratamento no primeiro mês parece ter causas externas ao adolescente.
FORM FIELD Link Link Artigo
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? SILVA, Vilma A da et al. Brazilian study on substance misuse in adolescents: associated factors and adherence to treatment. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 133-138. ISSN 1516-4446.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o banco de dados do Scielo.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback