Difference: Obra663 ( vs. 1)

Revision 114 May 2012 - MilenaMarinho

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. 2002 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 5 Inglês

Resumo

Avaliou-se os transtornos mentais e a dependência de álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas em um estudo caso-controle (370 adultos). Casos (usuários de drogas) e controles foram selecionados na comunidade segundo a técnica de "bola de neve" e pareados por sexo, idade e amizade. A coleta de dados foi feita por meio do CIDI (Composite International Diagnostic Interview). Considerou-se três padrões de abuso/dependência de drogas de acordo com o tipo utilizado: abuso/dependência de qualquer droga, apenas maconha e cocaína, e outras drogas. Na regressão logística condicional, dependência ao álcool, associou-se fortemente ao padrão de abuso/dependência de drogas. Comparado ao grupo de "não usuários de drogas", o odds ratio(OR) associado ao abuso/dependência de cocaína/outras drogas era de 10,2 (IC95%: 4,9-21,2), enquanto que para abuso/dependência de maconha, o OR era de 1,0. Para distúrbios afetivos o OR associado à cocaína/outras drogas foi de 2,0 (IC95%: 1,10-3,64), enquanto que para aqueles com consumo apenas de maconha não foi encontrada associação. Concluindo, não há um grupo homogêneo de "usuários de drogas" e o papel dos fatores de risco depende do padrão de consumo.

Palavras Chave Estudos de Casos-Controles; Transtornos Mentais; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas; Análise por Pareamento.
Link Artigo
Referência para Citação LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. A case-control study on alcohol and psychiatric disorders as risk factors for drug abuse pattern. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1571-1575. ISSN 0102-311X.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Estudo caso-controle sobre distúrbios psiquiátricos e com álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas.
FORM FIELD Autor Autor LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely.
FORM FIELD Ano Ano 2002
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Artigo em Magazine
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Cadernos de Saúde Pública.
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Rio de Janeiro
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Rio de Janeiro
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Rio de Janeiro
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 5
FORM FIELD Idioma Idioma Inglês
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Estudos de Casos-Controles; Transtornos Mentais; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas; Análise por Pareamento.
FORM FIELD Resumo Resumo Avaliou-se os transtornos mentais e a dependência de álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas em um estudo caso-controle (370 adultos). Casos (usuários de drogas) e controles foram selecionados na comunidade segundo a técnica de "bola de neve" e pareados por sexo, idade e amizade. A coleta de dados foi feita por meio do CIDI (Composite International Diagnostic Interview). Considerou-se três padrões de abuso/dependência de drogas de acordo com o tipo utilizado: abuso/dependência de qualquer droga, apenas maconha e cocaína, e outras drogas. Na regressão logística condicional, dependência ao álcool, associou-se fortemente ao padrão de abuso/dependência de drogas. Comparado ao grupo de "não usuários de drogas", o odds ratio(OR) associado ao abuso/dependência de cocaína/outras drogas era de 10,2 (IC95%: 4,9-21,2), enquanto que para abuso/dependência de maconha, o OR era de 1,0. Para distúrbios afetivos o OR associado à cocaína/outras drogas foi de 2,0 (IC95%: 1,10-3,64), enquanto que para aqueles com consumo apenas de maconha não foi encontrada associação. Concluindo, não há um grupo homogêneo de "usuários de drogas" e o papel dos fatores de risco depende do padrão de consumo.
FORM FIELD Link Link Artigo
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. A case-control study on alcohol and psychiatric disorders as risk factors for drug abuse pattern. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1571-1575. ISSN 0102-311X.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o banco de dados do Scielo.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback