Difference: Obra374 (1 vs. 2)

Revision 225 Jun 2012 - MilenaMarinho

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Biblioteca"

Revision 103 Dec 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Biblioteca"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Jeane Freitas de 2001 Salvador - BA Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal da Bahia Bahia Universidade Federal da Bahia - Escola de Enfermagem

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 145 Português

Resumo

O consumo de drogas, principalmente na forma injetável, tornou-se visível após disseminação da aids por esta via de transmissão, constituindo-se em um problema social de ordem mundial. Atualmente, o consumo de drogas é representado como um comportamento desviante, mais ainda quando praticada pela população feminina, o que vem corroborando para o ocultamento das mulheres adeptas da drogadição. As representações sociais constituem um saber compartilhado e elaborado socialmente que servem de orientação ao comportamento humano. A complexidade da disseminação da aids está sendo explicada pelo conceito de vulnerabilidade correspondendo à interação entre fatores de níveis e magnitudes distintos que facilitam ou dificultam a exposição de uma pessoa ou de uma população ao HIV. Tendo como problemática a disseminação da aids na população feminina decorrente do uso de drogas, este estudo tem como objetivo conhecer as representações sobre aids de mulheres usuárias de drogas e identificar situações de vulnerabilidade para aids decorrente da drogadição feminina. Optou-se pela abordagem qualitativa por permitir uma aproximação com o objeto de estudo a partir de suas múltiplas relações, percebidas a partir das falas das entrevistadas em suas vivências cotidianas tendo como pano de fundo a aids. Foram utilizadas as técnicas : observação participante no período de maio/99 a junho/00, em duas comunidades de Salvador-Ba, caracterizadas pelo alto consumo e tráfico de drogas; entrevista semi-estruturada, realizada com dezoito mulheres usuárias de drogas. Para o grupo pesquisado a aids é representada como doença da morte estando presente no dia-a-dia das mesmas como um risco muito próximo, fazendo emergir sentimentos de medo. Os relatos e as observações em campo levaram a conclusão de que o uso de drogas, independente da modalidade constitui-se em um fator de vulnerabilidade feminina para a aids, já que esta prática contribui para o entrecruzamento das principais vias de exposição à infecção pelo HIV, (sexual e uso de drogas) seja pela tendência das mulheres trocarem sexo por droga, seja pela manutenção de relações sexuais com parceiros usuários de drogas, sem o uso de preservativo. Isto posto, fica reafirmado a necessidade de assistência especializada para mulheres adictas de drogas com o objetivo de reduzir os danos negativos para elas próprias e para a comunidade de um modo geral. Para tanto, torna-se necessário a realização de novos trabalhos que tragam à tona a questão de forma a favorecer assistência adequado às mulheres usuárias de drogas, ampliando as possibilidades prevenção para a infecção pelo HIV e de diagnóstico precoce com tratamento adequado, quando infectadas

Palavras Chave drogadição feminina, AIDS, vulnerabilidade, representações sociais, enfermagem
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação OLIVEIRA, J. F. Mulheres convivendo com drogas: vulnerabilidade e representações sobre AIDS. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Mulheres convivendo com drogas: vulnerabilidade e representações sobre AIDS
FORM FIELD Autor Autor OLIVEIRA, Jeane Freitas de
FORM FIELD Ano Ano 2001
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade Federal da Bahia
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Bahia
FORM FIELD Local Tema LocalTema?
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao?
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Universidade Federal da Bahia - Escola de Enfermagem
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas?
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? drogadição feminina, AIDS, vulnerabilidade, representações sociais, enfermagem
FORM FIELD Resumo Resumo O consumo de drogas, principalmente na forma injetável, tornou-se visível após disseminação da aids por esta via de transmissão, constituindo-se em um problema social de ordem mundial. Atualmente, o consumo de drogas é representado como um comportamento desviante, mais ainda quando praticada pela população feminina, o que vem corroborando para o ocultamento das mulheres adeptas da drogadição. As representações sociais constituem um saber compartilhado e elaborado socialmente que servem de orientação ao comportamento humano. A complexidade da disseminação da aids está sendo explicada pelo conceito de vulnerabilidade correspondendo à interação entre fatores de níveis e magnitudes distintos que facilitam ou dificultam a exposição de uma pessoa ou de uma população ao HIV. Tendo como problemática a disseminação da aids na população feminina decorrente do uso de drogas, este estudo tem como objetivo conhecer as representações sobre aids de mulheres usuárias de drogas e identificar situações de vulnerabilidade para aids decorrente da drogadição feminina. Optou-se pela abordagem qualitativa por permitir uma aproximação com o objeto de estudo a partir de suas múltiplas relações, percebidas a partir das falas das entrevistadas em suas vivências cotidianas tendo como pano de fundo a aids. Foram utilizadas as técnicas : observação participante no período de maio/99 a junho/00, em duas comunidades de Salvador-Ba, caracterizadas pelo alto consumo e tráfico de drogas; entrevista semi-estruturada, realizada com dezoito mulheres usuárias de drogas. Para o grupo pesquisado a aids é representada como doença da morte estando presente no dia-a-dia das mesmas como um risco muito próximo, fazendo emergir sentimentos de medo. Os relatos e as observações em campo levaram a conclusão de que o uso de drogas, independente da modalidade constitui-se em um fator de vulnerabilidade feminina para a aids, já que esta prática contribui para o entrecruzamento das principais vias de exposição à infecção pelo HIV, (sexual e uso de drogas) seja pela tendência das mulheres trocarem sexo por droga, seja pela manutenção de relações sexuais com parceiros usuários de drogas, sem o uso de preservativo. Isto posto, fica reafirmado a necessidade de assistência especializada para mulheres adictas de drogas com o objetivo de reduzir os danos negativos para elas próprias e para a comunidade de um modo geral. Para tanto, torna-se necessário a realização de novos trabalhos que tragam à tona a questão de forma a favorecer assistência adequado às mulheres usuárias de drogas, ampliando as possibilidades prevenção para a infecção pelo HIV e de diagnóstico precoce com tratamento adequado, quando infectadas
FORM FIELD Link Link http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=144
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? OLIVEIRA, J. F. Mulheres convivendo com drogas: vulnerabilidade e representações sobre AIDS. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback