Difference: Obra254 (1 vs. 2)

Revision 225 Jun 2012 - MilenaMarinho

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Adolescencia"

Revision 123 Jul 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PASSANHA, Halyne Limeira 2008 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 127 Português

Resumo

Este estudo tem como objeto as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ensino de conteúdos relativos ao fenômeno das drogas na formação profissional dos Enfermeiros. Tem como objetivos identificar as concepções dos docentes sobre o fenômeno das drogas; verificar as percepções dos docentes no que se relaciona ao uso/abuso de drogas; analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ensino de conteúdos sobre drogas, discutir as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores correlacionando-as com os modelos explicativos para uso/abuso de drogas. O decurso metodológico se deu através de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que abordam em algum momento da formação dos Enfermeiros os conteúdos referentes ao fenômeno das drogas. Foram entrevistados 10 docentes que possuem vínculo efetivo com a instituição, sendo cumpridos todos os preceitos estabelecidos pelo decreto 196/96 para pesquisa com seres humanos. O estudo foi cadastrado no SISNEP e submetido à avaliação do Conselho de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um roteiro contendo 8 questões de identificação dos sujeitos e 6 questões abertas relativas ao objeto de estudo. A coleta de dados foi realizada no período de abril a agosto de 2007. Os dados coletados foram tratados conforme o referencial metodológico da análise de conteúdo temática segundo Bardin. Da análise surgiram 3 categorias, a saber: Concepções dos Professores da FENF/UERJ sobre o Fenômeno das Drogas, Percepções dos Docentes sobre o Uso/Abuso de Drogas, Estratégias Pedagógicas Adotadas pelos Docentes para o Ensino do Fenômeno das Drogas, sendo a última categoria a mais expressiva contendo o maior número de unidades de registro. Da análise das falas dos docentes conclui-se que o ensino sobre o fenômeno das drogas na Faculdade de Enfermagem se apresenta num movimento crescente de complexidade dentro do currículo da FENF, está embasado nos modelos biomédico e psicossocial para o uso/abuso de drogas e as estratégias teórico-práticas se fundamentam na teoria da problematização de Paulo Freire, conforme preconizado no arcabouço teórico do currículo da FENF. Os dados evidenciaram que ainda existem lacunas na formação dos futuros enfermeiros no que se refere aos conteúdos sobre o fenômeno das drogas e que a capacitação dos professores da Faculdade de Enfermagem é uma estratégia de extrema importância para que o ensino sobre drogas acompanhe as tendências nacional e mundial deste fenômeno de natureza macroestruturante.

Palavras Chave Enfermagem; educaçãoe em enfermagem; fenômeno das drogas; currículo
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação PASSANHA, H. L. O Ensino do Fenômeno das Drogas na Faculdade de Enfermagem da UERJ: Estratégias Pedagógicas Desenvolvidas pelos Docentes. 2008. 127f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UERJ.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo O Ensino do Fenômeno das Drogas na Faculdade de Enfermagem da UERJ: Estratégias Pedagógicas Desenvolvidas pelos Docentes
FORM FIELD Autor Autor PASSANHA, Halyne Limeira
FORM FIELD Ano Ano 2008
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade do Estado do Rio de Janeiro
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Rio de Janeiro
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Rio de Janeiro
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Rio de Janeiro
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 127
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Enfermagem; educaçãoe em enfermagem; fenômeno das drogas; currículo
FORM FIELD Resumo Resumo Este estudo tem como objeto as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ensino de conteúdos relativos ao fenômeno das drogas na formação profissional dos Enfermeiros. Tem como objetivos identificar as concepções dos docentes sobre o fenômeno das drogas; verificar as percepções dos docentes no que se relaciona ao uso/abuso de drogas; analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ensino de conteúdos sobre drogas, discutir as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores correlacionando-as com os modelos explicativos para uso/abuso de drogas. O decurso metodológico se deu através de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que abordam em algum momento da formação dos Enfermeiros os conteúdos referentes ao fenômeno das drogas. Foram entrevistados 10 docentes que possuem vínculo efetivo com a instituição, sendo cumpridos todos os preceitos estabelecidos pelo decreto 196/96 para pesquisa com seres humanos. O estudo foi cadastrado no SISNEP e submetido à avaliação do Conselho de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um roteiro contendo 8 questões de identificação dos sujeitos e 6 questões abertas relativas ao objeto de estudo. A coleta de dados foi realizada no período de abril a agosto de 2007. Os dados coletados foram tratados conforme o referencial metodológico da análise de conteúdo temática segundo Bardin. Da análise surgiram 3 categorias, a saber: Concepções dos Professores da FENF/UERJ sobre o Fenômeno das Drogas, Percepções dos Docentes sobre o Uso/Abuso de Drogas, Estratégias Pedagógicas Adotadas pelos Docentes para o Ensino do Fenômeno das Drogas, sendo a última categoria a mais expressiva contendo o maior número de unidades de registro. Da análise das falas dos docentes conclui-se que o ensino sobre o fenômeno das drogas na Faculdade de Enfermagem se apresenta num movimento crescente de complexidade dentro do currículo da FENF, está embasado nos modelos biomédico e psicossocial para o uso/abuso de drogas e as estratégias teórico-práticas se fundamentam na teoria da problematização de Paulo Freire, conforme preconizado no arcabouço teórico do currículo da FENF. Os dados evidenciaram que ainda existem lacunas na formação dos futuros enfermeiros no que se refere aos conteúdos sobre o fenômeno das drogas e que a capacitação dos professores da Faculdade de Enfermagem é uma estratégia de extrema importância para que o ensino sobre drogas acompanhe as tendências nacional e mundial deste fenômeno de natureza macroestruturante.
FORM FIELD Link Link http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=670
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? PASSANHA, H. L. O Ensino do Fenômeno das Drogas na Faculdade de Enfermagem da UERJ: Estratégias Pedagógicas Desenvolvidas pelos Docentes. 2008. 127f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UERJ.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback